sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Da série "neologismos" – I. O Verbo Macunaímar


Macunaímar. (v. int.) 1) comportar-se da mesma maneira que Macunaíma; 2) ter preguiça; 3) ação ou conjunto de ações que integram um cotidiano preguiçoso e repleto de prazeres; 4) a reunião das ações de comer, dormir e brincar; 5) [ai, que preguiça de continuar esse verbete].

***

Conjuga-se como todo verbo regular da primeira conjugação da língua portuguesa, e, tal qual o verbo amar, é intransitivo. Também é um verbo defectivo, uma vez que não se conjuga no imperativo por questões de sentido. Seguem as conjugações:

INDICATIVO
Presente
Eu macunaímo
Tu macunaímas
Você/Ela/Ele macunaíma
Nós macunaímos
Vós macunaímais
Vocês/Elas/Eles macunaímam

Pretérito perfeito
Eu macunaímei
Tu macunaímaste
Você/Ela/Ele macunaímou
Nós macunaímamos
Vós macunaímastes
Vocês/Elas/Eles macunaímaram

Pretérito imperfeito
Eu macunaímava
Tu macunaímavas
Você/Ela/Ele macunaímavam
Nós macunaimávamos
Vós macunaimáveis
Vocês/Elas/Eles macunaímavam

Pretérito +Qperfeito
Eu macunaímara
Tu macunaímaras
Você/Ela/Ele macunaímara
Nós macunaimáramos
Vós macunaimáreis
Vocês/Elas/Eles macunaímaram

Futuro do presente
Eu macunaímarei
Tu macunaimarás
Você/Ela/Ele macunaimará
Nós macunaímaremos
Vós macunaímareis
Vocês/Elas/Eles macunaímarão

Futuro do pretérito
Eu macunaímaria
Tu macunaímarias
Você/Ela/Ele macunaímariam
Nós macunaimaríamos
Vós macunaimaríeis
Vocês/Elas/Eles macunaímariam

(deu preguiça de botar o subjuntivo)






Nenhum comentário:

Postar um comentário